Classificação das Doenças Mentais: DSM-IV
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Transtornos da Infância e Adolescência


317 Retardo Mental
315.00 Transtorno da Leitura
315.1 Transtorno da Matemática
315.2 Transtorno da Expressão Escrita
315.4 Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
315.31 Transtorno da Linguagem Expressiva
315.39 Transtorno Fonológico
307.0 Transtorno (Gagueira)
299.00 Transtorno Autista
299.80 Transtorno de Rett
299.10 Transtorno Desintegrativo da Infância
312.xx Transtorno da Conduta
313.81 Transtorno Desafiador de Oposição
307.52 Pica
307.53 Transtorno de Ruminação
307.59 Transtorno da Alimentação da Primeira Infância
307.23 Transtorno de Tourette
307.22 Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico
307.21 Transtorno de Tique Transitório
----.-- Encoprese
307.6 Enurese (Não Devida a uma Condição Médica Geral)
309.21 Transtorno de Ansiedade de Separação
313.23 Mutismo Seletivo
313.89 Transtorno de Apego Reativo na Infância
307.3 Transtorno de Movimento Estereotipado

318.0 Retardo Mental Moderado QI de 35-40 a 50-55
318.1 Retardo Mental Grave QI de 20-25 a 35-40
318.2 Retardo Mental Profundo QI abaixo de 20 ou 25


319 Retardo Mental,
Gravidade Inespecificada: quando existe forte suspeita de Retardo Mental, mas a inteligêcia do indivíduo não é possível de ser testada por instrumentos padronizados.
Critérios Diagnósticos para Retardo Mental
A. Funcionamento intelectual significativamente inferior à média: um QI igual ou inferior a 70, em um teste de QI individualmente administrado (para bebês, um julgamento clínico de funcionamento intelectual significativamente inferior à média).
B. Déficits ou comprometimentos concomitantes no funcionamento adaptativo atual (i. é, a eficiência do indivíduo em atender aos padrões esperados para sua idade por seu grupo cultural) em pelo menos duas das seguintes áreas: comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
C. Início anterior aos 18 anos de idade.

315.00 Transtorno da Leitura
Critérios Diagnósticos
A. O rendimento em leitura, medido por testes padronizados, de correção ou compreensão da leitura, administrados individualmente, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e o nível escolar próprios da idade do indivíduo.
B. A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura.
C. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem as geralmente a este associadas.
Nota para a codificação: Se uma dondição médica geral (p.ex., neurológica) estiver presente, codifica-la no Eixo III.

315.1 Transtorno da Matemática
Critérios Diagnósticos
A. A capacidade matemática, medida por testes padronizados individualmente administrados está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e o nível escolar próprios da idade do indivíduo.
B. A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades matemáticas.
C. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem as habitualmente a este associadas.
Nota para a codificação: Caso estejam presentes um condição médica geral (p. ex., neurológica) ou um déficit sensorial, codificar no Eixo III.

315.2 Transtorno da Expressão Escrita
Critérios Diagnósticos
A. As habilidades de escrita, medidas por testes padronizados (ou avaliações funcionais das habilidades de escrita), individualmente administrados, estão acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e o nível escolar próprios da idade do indivíduo.
B. A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem a composição de textos escritos (p. ex. escrever frases gramaticamente corretas e parágrafos organizados.
C. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades nas habilidades de escrita excedem as habitualmente associadas com esses problemas.
Nota para a codificação: Se uma condição médica geral (p. ex. neurológica) ou um déficit sensorial estiverem presentes, codificar no Eixo III.

315.4 Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Critérios Diagnósticos
A. O desempenho em atividades diárias que exigem coordenação motora está substancialmente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica e a inteligência medida do indivíduo. O quadro pode manifestar-se por atrasos acentuados em alcançar marcos motores (p. ex., caminhar, engatinhar, sentar), propensão a deixar cair coisas, desajeitamento, fraco desempenho nos esportes ou caligrafia insatisfatória.
B. A perturbaçãono Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária.
C. A perturbação não se deve a uma condição médica geral (p. ex., paralisia cerebral, hemiplegia ou distrofia muscular), nem satisfaz os critérios para um Transtorno Global do Desenvolvimento.
D. Em presença de Retardo Mental, as dificuldades motoras excedem habitualmente associadas com esse transtorno.
Nota para a codificação: Se uma condição média geral (p. ex., neurológica) ou um déficit sensorial estiver presente, codificar no Eixo III.

315.31 Transtorno da Linguagem Expressiva
Critérios Diagnósticos
A. Os escores obtidos em medições padronizadas do desenvolvimento da linguagem expressiva, individualmente administradas estão acentuadamente abaixo daqueles obtidos em medições padronizadas da capacidade intelectual não-verbal e do desenvolvimento da linguagem receptiva. A perturbação pode manifestar-se clinicamente por sintomas que incluem um vocabulário acentuadamente limitado, erros nos tempor verbais ou dificuldades com a evocação de palavras ou com a produção de frases de extensão ou complexidade próprias do estágio evolutivo.
B. As dificuldades com a linguagem expressiva interferem no desempenho escolar ou profissional ou na comunicação social.
C. Não são satisfeitos os critérios para Transtorno Misto da Linguagem Receptivo-Expressiva ou Transtorno Global do Desenvolvimento.
D. Em presença de Retardo Mental, déficit sensorial ou motor da fala ou privação ambiental, as dificuldades de linguagem excedem as habitualmente associadas com esses problemas.
Nota para a codificação: Caso esteja presente um déficit motor da fala ou sensorial ou uma condição neurológica, codificar a condição no Eixo III.

315.31 Transtorno da Linguagem Expressiva
Critérios Diagnósticos
A. Os escores obticos em uma bateria de testes padronizados do desenvolvimento da linguagem tanto receptiva quanto expressiva, individualmete administrados, estão acentuadamente abaixo daqueles obtidos a partir de medições padronizadas da capacidade intelectual não-verbal. Os sintomas incluem os do Transtono da Linguagem Expressiva, acrescidos de dificuldade para compreender palavras, frases ou tipos específicos de palavras, tais como termos espaciais.
B. As dificuldades de linguagem receptiva e expressiva interferem significativamente no rendimento escolar ou profissional ou na comunicação social.
C. Não são satisfeitos os critérios para Transtorno Global do Desenvolvimento.
D. Em presença Retardo Mental, déficit motor da fala ou outro déficit sensorial ou privação ambiental, as dificuldades de linguagem excedem as habitualmente associadas com esses problemas.
Nota para a codificação: Caso esteja presente um déficit motor da fala, déficit sensorial ou uma condição neurológica codificar a condição no Eixo III.

315.39 Transtorno Fonológico
Critérios Diagnósticos
A. Fracasso em usar os sons da fala esperados para o estágio do desenvolvimento, próprios da idade e do dialeto do indivíduo (p. ex., erros na produção, uso, representação ou organização dos sons, tais como substituições de um som por outro [uso de /t/ em vez de /k/] ou omissões de fonemas).
B. As dificuldades na produção dos sons da fala interferem no desempenho escolar ou profissional ou na comunicação social.
C. Em presença de Retardo Mental, déficit motor da fala, déficit sensorial ou privação ambiental, as dificuldades da fala excedem as habitualmente associadas com esses problemas.
Nota para a codificação: Caso um déficit motor da fala, déficit sensorial ou condição neurológica estejam presentes, codificar a condição no Eixo III.

307.0 Transtorno (Gagueira)
Critérios Diagnósticos
A. Perturbação na fluência e no ritmo da fala (que não é própria da idade do indivíduo), caracterizada por ocorrências freqüentes de um ou mais dos seguintes aspectos: (1) repetições de sons e sílabas (2) prolongamento de sons (3) interjeições (4) palavras truncadas (p. ex., pausas dentro de uma palavra) (5) bloqueio audível ou silencioso (p. ex. pausas preenchidas ou não preenhidas na fala) (6) circunlocuções (substituições de palavras para evitar as que são problemáticas (7) palavras produzidas com um excesso de tensão física (8) repetições de palavras monossilábicas completas (p. ex., ¨Eu-eu-eu vou¨)
B. A perturbação na fluência interfere no rendimento escolar e profissional ou na comunicação social.
C. Em presença de um déficit da fala, déficit sensorial, as dificuldades na fala excedem as habitualmente associadas com estes problemas.
Nota para a codificação: Caso um déficit motor da fala, um déficit sensorial ou uma condição neurológica estejam presentes, codificar a condição no Eixo III.

299.00 Transtorno Autista
Critérios Diagnósticos
A. Um total de seis (ou mais) itens de (1), e (3), com pelo menos dois de (1), um de (2) e um de (3):
(1) Comprometimento qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos.
(a) comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(b) fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento
(c) ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.ex., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse)
(d) ausência de reciprocidade social ou emocional
(2) Comprometimento qualitativo da comunicação, manifestado por pelo menos um dos seguintes aspectos:
(a) atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos u mímica)
(b) em indivíduos com fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa
(c) uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática
(d) ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento
(3) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:
(a) preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco
(b) adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não-funcionais
(c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (p. ex., agitar ou torcer mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(d) preocupação persistente com partes de objetos
B. Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade: (1) interação social, (2) linguagem para fins de comunicação social ou (3) jogos imaginativos ou simbólicos.
C. A perturbação não é melhor explicada por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da Infância.

299.80 Transtorno de Rett
Critérios Diagnósticos
A. Todos os quesitos abaixo:
(1) desenvolvimento pré-natal e perinatal aparentemente normal
(2) desenvolvimento psicomotor aparentemente normal durane os primeiros cinco meses de vida
(3) perímetro cefálico normal ao nascer
B. Início de todas as seguintes características após o período de desenvolvimento normal:
(1) desaceleração do crescimento cefálico entre a idade de 5 a 48 meses
(2) perda de habilidades manuais voluntárias anteriormente adquiridas entre a idade de 5 a 30 meses, com o desenvolvimento subseqüente de movimentos estereotipados das mãos (p. ex., gestos como torcer ou lavar as mãos)
(3) perda do envolvimento social no início do transtorno (embora em geral a interação social se desenvolva posteriormente)
(4) incordenação da marcha ou dos movimentos do tronco
(5) desenvolvimento das linguagens expressiva ou receptiva severamente comprometido, com severo retardo psicomotor

299.10 Transtorno Desintegrativo da Infância
Critérios Diagnósticos
A. Desenvolvimento aparentemente normal durante pelo menos os 2 primeiros anos de vida, manifestado pela presença de comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade.
B. Perda clinicamente importante de habilidades já adquiridas (antes dos 10 anos) em pelo menos duas das seguintes áreas:
(1) linguagem expressiva ou receptiva
(2) habilidades sociais ou comportamento adaptativo
(3) controle esfincteriano
(4) jogos
(5) habilidades motoras
C. Funcionamento anormal em pelo menos duas das seguintes áreas:
(1) comprometimento qualitativo da interação social (p. ex., comprometimento de comportamentos não-verbais, fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares, falta de reciprocidade social ou emocional)
(2) comprometimento qualitativo da comunicação (p. ex., atraso ou ausência de linguagem falada, fracasso em iniciar ou manter uma conversa, uso estereotipado e repetitivo da linguagem, ausência de jogos variados de faz-de-conta
(3) padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, incluindo estereotipias motoras e maneirismos
D. A perturbação não é melhor explicada por outro Transtorno Global do Desenvolvimento específico ou por Esquizofrenia.

299.80 Transtorno de Asperger
Critérios Diagnósticos
A. Comprometimento qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes quesitos:
(1) Comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(2) Fracasso em desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares
(3) Ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p. ex. não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas)
(4) Ausência de reciprocidade social ou emocional
B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes quesitos:
(1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
(2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais
(3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (p. ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(4) insistente preocupação com partes de objetos
C. A perturbação causa comprometimento clinicamente importante nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento.
D. Não existe um atraso geral clinicamente importante na linguagem (p.ex., utiliza palavras isoladas aos 2 anos, frases comunicativas aos 3 anos).
E. Não existe um atraso clinicamente importante no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de autocuidados próprios da idade, no comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e na curiosidade acerca do ambiente na infância.
F. Não são satisfeitos os critérios para um outro Transtorno Global do Desenvolvimento ou Esquizofrenia.

314.xx Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos
A. Ou (1) ou (2)
(1) seis (ou mais) seguintes sintomas de desatenção persistiram pelo período mínimo de 6 meses, em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:
Desatenção:
(a) freqüentemente não presta atenção a detalhes ou comete erros por omissão em atividades escolares, de trabalho ou outras
(b) com freqüência tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
(c) com freqüência parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra
(d) com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções)
(e) com freqüência tem dificuldades para organizar tarefas e atividades
(f) com freqüência evita, demonstra ojeriza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa)
(g) com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p.ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais)
(h) é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa
(i) com freqüência apresenta esquecimento em atividades díárias
(2) seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade persistiram pelo período mínimo de 6 meses, em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:
Hiperatividade:
(a) freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
(b) freqüentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
(c) freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações impróprias (em dolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação)
(d) com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
(e) está freqüentemente ¨a mil¨ ou muitas vezes age como se estivesse ¨a todo vapor¨
(f) freqüentemente fala em demasia

Impulsividade:
(g) freqüentemente dá respostas precipitadas antes que as perguntas terem sido completamente formuladas
(h) com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez
(i) freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (p. ex., em conversas ou brincadeiras)
B. Alguns sintomas de hiperatividade-impulsividade ou desatenção causadores de comprometimento estavam presentes antes dos 7 anos de idade.
C. Algum comprometimento causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (p. ex., escola [ou trabalho] e em casa).
D. Deve haver claras evidências de um comprometimento clinicamente importante no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de um Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico, nem são melhor explicados por outro transtorno mental (p.ex., Transtorno do Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Dissociativo ou Transtorno da Personalidade).

312.xx Transtorno da Conduta
Critérios Diagnósticos
A. Um padrão repetitivo e persistente de comportamento no qual são violados os direitos individuais dos outros ou normas ou regras sociais importantes próprias da idade, manifestado pela presença de três (ou mais) dos seguintes critérios nos últimos 12 meses, com presença de pelo menos um deles nos últimos 6 meses.
Agressão a pessoas e animais
(1) provocações, ameaças e intimidações freqüentes
(2) lutas corporais freqüentes
(3) utilização de arma capaz de infligir graves lesões corporais (p. ex., bastão, tijolo, garrafa quebrada, faca, revólver)
(4) crueldade física para com pessoas
(5) crueldade física para com animais
(6) roubo em confronto com a vítima (p. ex., bater carteira, arrancar bolsa, extorsão, assalto à mão armada)
(7) coação para que alguém tivesse atividade sexual consigo

Destruição de patrimônio
(8) envolveu-se deliberadamente na provocação de incêndio com a intenção de causar sérios danos
(9) destruiu deliberadamente o patrimônio alheio (diferente de provocação de incêndio)

Defraudação ou furto
(10) arrombou residência, prédio ou automóvel alheios
(11) mentiras freqüentes para obter bens ou favores ou para esquivar-se de obrigações legais (i. é, ludibria pessoas)
(12) roubo de objetos de valor sem confronto com a vítima (p. ex., furto em lojas, mas sem arrombar e invadir; falsificação)

Sérias violações de regras
(13) freqüente permanência na rua à noite, contrariando proibições por parte dos pais, iniciando antes dos 13 anos de idade
(14) fugiu de casa à noite pelo menos duas vezes, enquanto vivia na casa dos pais ou lar adotivo (ou uma vez, sem retornar por um extenso período)
(15) gazetas freqüentes, iniciando antes dos 13 anos de idade
B. A perturbação do comportamento clinicamente significativo do funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
C. Se o indivíduo tem 18 anos ou mais, não são satisfeitos os critérios para Transtorno da Personalidade Anti-Social.

313.81 Transtorno Desafiador de Oposição
Critérios Diagnósticos
A. Um padrão de comportamento negativista, hostil e desafiador com duração mínima de 6 meses, durante os quais quatro (ou mais) das seguintes características estiveram presentes:
(1) freqüentemente perde a calma
(2) freqüentemente discute com adultos
(3) com freqüência desacata ou se recusa ativamente a obedecer a solicitações ou regras dos adultos
(4) freqüentemente adota um comportamento deliberadamente incomodativo
(5) freqüenemente responsabiliza os outros por seus erros ou mau comportamento
(6) mostram-se freqüentemente suscetivel ou se irrita com facilidade
(7) freqüentemente enraivecido e ressentido
(8) freqüentemente rancoroso ou vingativo
B. A perturbação do comportamento causa comprometimento clinicamente significativo no funcionamento social acadêmico ou ocupacional.
C. Os comportamentos não ocorrem exclusivamente durane o curso de um Transtorno Psicótico ou Transtorno do Humor
D. Não são satisfeitos os critérios para Transtorno da Conduta e, após os 18 anos, não são satisfeitos os critérios para Transtorno da Personalidade Anti-Social.

307.52 Pica
Critérios Diagnósticos
A. Ingestão persistente de substâncias não nutrientes por um período mínimo de 1 mês.
B. A ingestão de substâncias não nutrientes é imprópria em relação ao nível de desenvolvimento do indivíduo.
C. O comportamento alimentar não faz parte de uma prática culturalmente aceita.
D. Se o comportamento alimenar ocorre exclusivamente durane o curso de outro transtorno mental (p. ex. , Retardo Mental, Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia), ele é suficientemente grave a ponto de indicar uma atenção clínica independente.

307.53 Transtorno de Ruminação
Critérios Diagnósticos
A. Regurgitação repetida e remastigação do alimento pelo período mínimo de 1 mês após um período de funcionamento normal.
B. O comportamento não é devido a uma condição gastrintestinal ou outra condição médica geral associada (p. ex., refluxo esofágico).
C. O comportamento não ocorre exclusivamente durante o curso de Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa. Se os sintomas ocorrem exclusivamene durane o curso de Retardo Mental ou Transtorno Global do Desenvolvimento, eles são suficientemente graves a ponto de indicar uma atenção clínica independente.

307.59 Transtorno da Alimentação da Primeira Infância
Critérios Diagnósticos
A. Perturbação na alimentação, manifestada pelo fracasso persistente em comer ou mamar adequadamente, com fracasso significativo em ganhar peso ou perda significativa de peso ao longo do período mínimo de 1 mês.
B. A perturbação não se deve a uma condição gastrintestinal ou outra condição médica geral associada (p. ex., refluxo gastroesofágico).
C. A perturbação não é melhor explicada pela presença de outro transtorno mental (p. ex., Transtorno de Ruminação) ou pela falta de alimentos.
D. O início ocorre antes da idade de 6 anos.

307.23 Transtorno de Tourette
Critérios Diagnósticos
A. Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante a doença, embora não necessariamente ao mesmo tempo. (Um tique é um movimento ou vocalização súbita, rápida, recorrente, não rétmica e estereotipada.)
B. Os tiques ocorrem muitas vezes ao dia (geralmente em salvas) quase todos os dias ou intermitentemente durante um período de mais de 1 ano, sendo que durante este período jamais houve uma fase livre de tiques superior a 3 meses consecutivos.
C. O início dá-se antes da idade de 18 anos.
D. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p.ex., estimulantes) ou de uma condição médica geral (p. ex., doença de Huntington ou encefalite pós-viral).

307.22 Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico
Critérios Diagnósticos
A. Tiques motores ou vocais, mas não ambos, isolados ou múltiplos (i. é, movimentos ou vocalizações súbitas, rápidas, recorrentes, não rítmicas e estereotipadas), estiveram presentes em algum momento durante a doença.
B. Os tiques ocorreram muitas vezes ao dia, quase todos os dias ou intermitentemente, durante um período superior a 1 ano, sendo que durante este período jamais houve uma fase livre de tiques que fosse superior a 3 meses consecutivos.
C. O início dá-se antes da idade de 18 anos.
D. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma subtância (p. ex., estimulantes) ou de uma condição médica geral (p. ex., doença de Huntington ou encefalite pós-viral).
E. Jamais foram satisfeitos os critérios para Transtorno de Tourette.

307.21 Transtorno de Tique Transitório
Critérios Diagnósticos
A. Tiques motores e/ou tiques vocais, isolados ou múltiplos (i. é, movimentos ou vocalizações súbitas, rápidas, recorrentes, não rítmicas e estereotipadas.).
B. Os tiques ocorreram muitas vezes ao dia, quase todos os dias, pelo período mínimo de 4 semanas, porém não superior a 12 meses consecutivos.
C. O início dá-se antes da idade de 18 anos.
D. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., estimulantes) ou de uma condição médica geral (p. ex., doença de Huntington ou encefalite pós-viral).
E. Jamais foram satisteitos os critérios para Transtorno de Tourette ou Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico.

----.-- Encoprese
Critérios Diagnósticos
A. Repetida exoneração intestinal em locais inadequada (p. ex., nas roupas ou no chão), involuntária ou intencional.
B. Pelo menos um desses eventos um vez por mês, pelo período mínimo de 3 meses.
C. Idade cronológica mínima de 4 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).
D. O comportamento não se deve exclusivamente aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância p. ex. laxantes) ou de uma condição médica geral, exceto por meio de um mecanismo envolvendo constipação.

Codificar-se:
787.6 Com Obstipação e Incontinência por Extravasamento
307.7 Sem Obstipação e Incontinência por Extravasamento

307.6 Enurese (Não Devida a uma Condição Médica Geral)
Critérios Diagnósticos
A. Repetida emissão de urina na cama ou na roupa (involuntária ou intencional).
B. O comportamento é clinicamente significativo, manifestado por uma freqüência de duas vezes por semana pelo período mínimo de 3 meses consecutivos ou pela presença de sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico (ocupacional) ou outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. Idade cronológica mínima de 5 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).
D. O comportamento não se deve exclusivamente ao efeito fisiológico direto de uma substância (p. ex., diurético) ou de uma condição médica geral (p. ex., diabete, espinha bífida, transtorno convulsivo).

309.21 Transtorno de Ansiedade de Separação
Critérios Diagnósticos
A. Ansiedade imprópria e excessiva em relação ao nível de desenvolvimento, envolvendo o afastamento do lar ou de figuras de vinculação, evidenciada por três (ou mais) dos seguintes aspectos:
(1) sofrimento excessivo e recorrente frente à ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação
(2) preocupação persistente e excessiva acerca da possível perda ou perigos envolvendo figuras importantes de vinculação
(3) preocupação persistente e excessiva de que um evento indesejado leve à separação de uma figura importante de vinculação (p. ex., perder-se ou ser seqüestrado)
(4) relutância persistente ou recusa a ir para a escola ou a qualquer outro lugar, em virtude do medo da separação
(5) temos excessivo e persistente ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de vinculação em casa ou sem adultos significativos em outros contextos
(6) relutância ou recusa persistente a se recolher sem estar próximo a uma figura importante de vinculação ou a pernoitar longe de casa.
(7) pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação
(8) repetidas queixas de sintomas somáticos (tais como cefaléias, dores abdominais, náusea ou vômitos) quando a separação de figuras importantes de vinculação ocorre ou é prevista
B. A perturbação tem uma duração mínima de 4 semanas.
C. A perturbação inicia antes da idade de 18 anos.
D. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico (ocupacional) ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
E. A perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico e, em adolescentes e adultos, não é melhor explicada por transtorno de Pânico Com Agorafobia.

313.23 Mutismo Seletivo
Critérios Diagnósticos
A. Fracasso persistente para falar em situações sociais específicas (nas quais existe a expectativa para falar, p. ex., na escola), apesar de falar em outras situações.
B. A perturbação interfere na realização educacional ou ocupacional ou na comunicação social.
C. Duração mínima de 1 mês (não limitada ao primeiro mês de escola).
D. O fracasso para falar não se deve a um desconhecimento ou desconforto com o idioma exigido pela situação social.
E. A perturbação não é melhor explicada por um Transtorno da Comuniação (p. ex., Tartamudez), nem ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico.

313.89 Transtorno de Apego Reativo na Infância
Critérios Diagnósticos
A. Um vínculo social acentuadamente perturbado e impróprio para o nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, iniciando antes dos 5 anos e evidenciada por (1) ou (2):
(1) fracasso persistente para iniciar ou responder de maneira adequada ao nível de desenvolvimento à maior parte das interações sociais, manifestada por respostas excessivamente inibidas, hipervigilantes ou altamente ambivalentes e contraditórias (p. ex., a criança pode responder aos responsáveis por seus cuidados com um misto de aproximação, esquiva e resistência ao conforto, ou pode apresentar uma vigilância fixa)
(2) vinculos difusos, manifestados por uma sociabilidade indiscriminada, com acentuado fracasso em apresentar vínculos seletivos adequados (p. ex., familiaridade excessiva com pessoas relativamente estranhas ou falta de seletividade na escolha das figuras de apego)
B. A perturbação no critério A não é explicada unicamente por um atraso no desenvolvimento (como no Retardo Mental) e não satisfaz os critérios para Transtorno Global do Desenvolvimento.
C. Cuidados patogênicos, evidenciados por pelo menos um dos seguintes critérios:
(1) negligência persistente em relação às necessidades emocionais básicas da criança por conforto, estimulação e afeto
(2) negligência persistente quanto às necessidades físicas básicas da criança
(3) repetidas trocas de responsáveis primários, impedindo a formação de vínculos estáveis (p. ex., tricas freqüentes de pais adotivos)
D. Existe um pressuposto de que os cuidados no Critério C são responsáveis pela perturbação comportamental no Critério A (p. ex., as perturbações no Critério A começam após os cuidados patogênicos do Critério C).

307.3 Transtorno de Movimento Estereotipado
Critérios Diagnósticos
A. Comportamento motor repetitivo, não funcional e aparentemente intencional (p. ex., agitar as mãos ou acenar, balançar o corpo, bater a cabeça, levar objetos à boca, morder partes do corpo, beliscar a pele ou enfiar os dedos em orifícios corporais, golpear o próprio corpo).
B. O comportamento interfere acentuadamente nas atividades normais ou provoca lesão corporal auto-infligida que exige tratamento médico (ou provocaria lesão, caso não fossem adotadas medidas preventivas).
C. Em presença de Retardo Mental, o comportamento estereotipado ou autodestrutivo apresenta suficiente gravidade a ponto de tornar-se um foco de tratamento.
D. O comportamento não é melhor explicado por uma compulsão (como no Transtorno Obsessivo-Compulsivo), por um tique (como no Transtorno de Tique), uma estereotipia própria do Transtorno Global do Desenvolvimento, ou pelo hábito de arrancar os cabelos (como na Tricotilomania).
E. O comportamento não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou de uma condição médica geral.
F. O comportamento persiste pelo período mínimo de 4 semanas.