FIOTAN (Byk)

Hypericum perforatum LI 160 S

Composição
Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Hypericum perforatum LI 160 S 300 mg. Excipientes (ácido ascórbico, celulose microcristalina, dióxido de silício precipitado, amido de milho, estearato de magnésio, crospovidona, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol 4000, lactose monoidratada, vanilina, sacarina sódica, dióxido de titânio, talco, dimeticona e óxido de ferro amarelo) q.s.p. 1 comprimido.

Indicações
Indicado para o tratamento de episódios depressivos leves ou moderados.

Contra-indicações
Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou com fotossensibilidade cutânea conhecida. O produto não deve ser utilizado por crianças com idade abaixo de 12 anos, pela falta de estudos disponíveis nesta faixa etária. Como não existe experiência suficiente, FIOTAN não deve ser administrado durante a gravidez e a lactação.

Precauções
Durante o tratamento com FIOTAN, deve-se evitar a exposição intensa ao sol, sem proteção, por longos períodos de tempo. Esta recomendação normalmente é válida para a ingestão de Hypericum perforatum sob qualquer forma farmacêutica, embora não haja relato deste tipo de reação com FIOTAN. O uso de FIOTAN não altera a capacidade de dirigir ou operar máquinas.

Reações adversas
Em função da hipersensibilidade cutânea à luz (fotossensibilização), principalmente em indivíduos com pele sensível, o uso do extrato de Hypericum perforatum pode causar reações do tipo queimaduras solares nas partes que sejam intensamente expostas à luz solar ou aos raios ultravioletas. Em casos raros podem ocorrer problemas gastrointestinais, reações alérgicas cutâneas, cansaço ou agitação.

Interações medicamentosas
O efeito da ciclosporina ou dos anticoagulantes cumarínicos (p. ex.: femprocumona, warfarina) pode ser prejudicado pelo extrado de Hypericum perforatum. Em pacientes sob tratamento com anticoagulantes cumarínicos, recomenda-se a monitoração do tempo de protrombina no início do tratamento com extrato de Hypericum perforatum; isto também se aplica para a descontinuação da terapia. Embora estudos realizados em voluntários sadios não tenham demonstrado nenhuma interação com o álcool, recomenda-se evitar a ingestão de álcool durante o tratamento, pois o álcool piora os sintomas depressivos.

Posologia
Recomenda-se a administração em adultos e crianças acima de 12 anos de 1 comprimido, 2 ou 3 vezes ao dia (doses de 600 a 900 mg/dia). Os comprimidos devem ser deglutidos, sem mastigar, antes das refeições, com um pouco de líquido.

Superdosagem
Nos casos de superdoses, em função de um possível aumento de sensibilidade aos raios solares, a pele deve ser imediatamente protegida da luz solar e de outras radiações, pelo período de uma a duas semanas. As possíveis reações de fotossensibilidade cutânea devem ser tratadas sintomaticamente. Os efeitos adversos descritos como possíveis, poderão ser mais pronunciados no caso de superdose.

Apresentação
Embalagens com 20 e 60 comprimidos de 300 mg.