Psicofármacos / Antidepressivo
Voltar |
Cymbalta

O que é ?
O Cymbalta é a duloxetina, uma antidepressivo que atua de forma balanceada sobre a serotonina e noradrenalina.

Para que serve ?
Sua principal finalidade é tratar todas as formas de depressão a incontinência urinária de esforço (o que é diferente da enurese noturna) e a dor periférica da neuropatia diabética.

Como é usado ?
A dose recomendada são 60mg por dia, não havendo necessidade de se elevar a dose, Recomenda-se a observação durante um mês, após isso não havendo um efeito significativo recomenda-se sua interrupção e substiruição por outra medicação. Não pode ser usado concomitantemente a um IMAO irreversível. A aproximadamente cada 12 horas o organismo elimina a metade da medicação, mas a dose de 60mg é suficiente para cobrir o intervalo de 24h. É preferível evitá-lo durante a gestação por causa da ausência de dados informando a respeito de sua segurança nesse período.

Principais efeitos colaterais
O Cymbalta é uma medicação com muito baixa incidência de efeitos colaterais, não deve ser usado com pacientes glaucoma de ângulo fechado não controlado. Os efeitos mais encontrados foram: náuseas (0,01%), boca seca (0,01%), constipação (<0,01%), diarréia (<0,01%), cansaço (<0,01%), tonteira (<0,01%), sonolência (<0,01%), aumento da sudorese (<0,01%), insônia (<0,01%), efeitos sexuais (<0,01%).

Considerações importantes
Nos casos de insuficiência renal os níveis sanguíneos podem se encontrar muito mais elevados do que nas pessoas sem essa limitação.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
Nemeroff CB, Schatzberg AF, Goldstein DJ, Detke MJ, Mallinckrodt C, Lu Y. Duloxetin for the treatment of major depressive disorder. Psychopharmacology Bull 2002. 36(4): 106-132.

http://pi.lilly.com/us/cymbalta-pi.pdf