Psicofármacos / Antidepressivo

Voltar | Ver bula |
Remeron

O Remedon SolTab foi comprovado como sendo um antidepressivo mais rápido do que o concorrente Efexor XR, isso significa que os pacientes que usam o remeron se recuperam antes. O estudo que demonstrou essa ação foi realizado dentro do pacrão de estudo mais confiável que há, multicentrico, duplo-cego e randomizado. Um estudo anterior havia mostrado que o remeron é mais eficaz também do que a sertralina, pelo menos nas primeiras duas semanas.
http://www.remeron.com/

O que é ?
O Remeron é a Mirtazapina, um antidepressivo tetracíclico diferente dos demais de seu grupo, esta medicação aumenta a quantidade de serotonina e noradrenalina entre os neurônios.

Para que serve ?
Ao ser comparada a outras medicações obteve uma eficácia antidepressiva equivalente aos seguintes remédios: amitriptilina, clomipramina e a trazodona, o que significa ser um resultado muito bom.

Como é usado ?
A dose inicial deve ser de 15mg nos 4 primeiros dias, depois de 30mg por mais 10 dias. Alcançando efeitos benéficos com esta dose poderá serguir neste patamar, mas poderá ainda ser elevado para 75mg caso seja necessário. O uso concomitante de álcool ou tranquilizantes pode prejudicar os reflexos. Devido ao seu prolongado período de eliminação do organismo pode ser tomado uma vez ao dia, no horário mais conveniente para o paciente.

Principais efeitos colaterais
Tonteiras e sedação são os efeitos colaterais mais frequentes, secura da boca, aumento do apetite e do peso, sonolência e prisão de ventre vêem depois. Sob uma visão geral, o remeron apresenta-se com menos efeitos colaterais que os antidepressivos tricíclicos.

Considerações importantes
Uma minoria dos pacientes pode apresentar uma redução das células de defesa. Até o momento não foi registrado maiores problemas decorrentes desse fato, que não pode ser desprezado. Apresenta também outras alterações como elevação das enzimas TGO e TGP do fígado, fato que não deve causar maiores preocupações, mas quando se dosar essas enzimas uma possível causa de elevação é o remeron.

Última Atualização: 28-09-2005
Ref. Bibliograf.:

Drug Rev. 2001 Fall;7(3):249-64
A review of the pharmacological and clinical profile of mirtazapine.
Anttila SA