CARBOLITIUM (Eurofarma)

Composição
Cada comprimido contém: Carbonato de lítio 300mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Indicações
No tratamento da fase maníaca da psicose maníaco-depressiva. Profilaxia da mania recorrente. Prevenção da fase depressiva. Tratamento de hiperatividade psicomotora.

Contra-indicações
Pacientes com má função renal e em indivíduos recebendo diuréticos ou com dieta baixa em sal, porque a depleção do cloreto de sódio aumenta a toxicidade do lítio. Não deve ser usado durante a gravidez e período de aleitamento.

Reações adversas
A medicação com lítio apresenta ausência de efeitos tóxicos sob "condições de controle". Se por eventualidade quaisquer dos sintomas abaixo ocorrer durante a litioterapia, deve ser interrompida a medicação e informar imediatamente ao médico: diarréia persistente, vômitos ou náuseas severas e persistentes, visão prejudicada, fraqueza generalizada, dificuldade para andar, pulso irregular, tremores intensos, cãibras, grande desconforto, tontura acentuada, sudorese de pés e pernas.

Posologia
Variável conforme o caso, sendo consideradas úteis doses terapêuticas variando de 2 a 6 comprimidos por dia, devendo, portanto, ser ajustadas a cada caso. O produto exige controle de litemia, ou seja, o nível plasmático do lítio, pois é através dele que chegamos ao nível terapêutico. Esse nível varia individualmente, mas em geral está entre 0,8 e 1,4mEq/l para a fase aguda e entre 0,6 e 1,0mEq/l na prevenção da doença maníaco-depressiva.

Apresentação
Caixa com 50 comprimidos.