Psicofármacos / Antimaníacos
Voltar | Ver bula |
Depakote

O que é?
O depakote é o divalproato de sódio, uma mistura em proporções iguais de ác. valpróico e valproato de sódio. A vantagem dessa apresentação é a menor incidência de irritação gástrica uma vez que o valproato ou o ácido apresentar esse efeito colateral.

Modo de usar
Os comprimidos devem ser engolidos sem serem mastigados. A dose varia de acordo com cada pessoa sendo a dosagem máxima recomendada de 3000mg por dia aproximadamente. Muitas pessoas sentirão sono com doses inferiores e se os sintomas tiverem sido controlados não há motivo para a dose ser elevada. No tratamento do transtorno bipolar não há necessidade, assim como o lítio, da dosagem sérica, pois essa medicação não apresenta janela terapêutica.

Efeitos Colaterais
Em situações extraordinárias o divalproato, assim como seus congêneres, podem provocar hepatotoxicidade o que deve levar a suspensão da medicação, ainda que as evidências não sejam contundentes, pois muitas vezes os exames estão normais enquanto há intoxicação do fígado. Os pacientes que podem apresentar algum risco especial são aqueles em uso de vários anticonvulsivantes, doenças cerebrais orgânicas, doenças metabólicas ou algum comprometimento prévio do fígado.
Rotineiramente os efeitos colaterais mais comuns e inócuos são a sedação, tonteiras ou, eventualmente, azia.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
Psicofármacos 2º Ed 2000
Aristides Volpato