Psicofármacos / Antipsicótico
Voltar |
Risperidon

O que é e para que serve ?
O risperidon é a risperidona um neuroléptico do grupo benzisoxazol. Sua principal indicação é para o tratamento de sintomas psicóticos, especialmente os pacientes esquizofrênicos que não melhoraram com outras medicações antipsicóticas.

Como é usado ?
As apresentações orais de 1, 2 e 3mg facilitam o uso, na maioria dos casos um a dois comprimido por dia são suficientes (2 a 6mg/dia). A dose será definida  pelos benefícios alcançados pelo paciente.

Principais efeitos colaterais
Insônia ou sedação menos frequentemente que insônia, dores de cabeça, inquietação e ansiedade. Muitas vezes é difícil saber se isto é devido a doença em tratamento ou se é um efeito colateral da medicação. Alterações do batimento cardíaco e queda da pressão arterial pode acontecer. Apesar de pouco frequente e fracos algums efeitos motores podem se manifestar como tremores, e contrações involuntárias. Alterações no ciclo menstrual ou no desejo sexual podem acontecer.

Considerações importantes
Embora não tenha sido relatado até o momento nenhuma má formação fetal não é recomendável sua utilização durante o primeiro trimestre da gestação. As únicas contra-indicações para o seu uso são os pacientes alérgicos ao princípio ativo da medicação.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
Expert Opin Pharmacother. 2000 Dec;1(7):1441-53.
Pharmacology and clinical experience with risperidone.
Love RC