Somalium

Apresentação:
Comprimidos de 3 mg e de 6 mg em blíster de 20

USO ADULTO


Composição completa:

Cada comprimido contém:
Bromazepam ........................................................3 mg
Bromazepam ........................................................6 mg


INFORMAÇÃO TÉCNICA:

SOMALIUM é um tranquilizante que tem como princípio ativo o bromazepam, um novo composto do grupo dos benzodiazepínicos, que atua terapeuticamente sobre o sistema nervoso central, particularmente o sistema límbico, o centro regulador das emoções, reduzindo, em doses menores, a ansiedade e a tensão nervosa e produzindo efeito sedativo e relaxante muscular, em doses maiores.


Indicações:

Tratamento dos distúrbios emocionais ligados à ansiedade, tensão nervosa, humor depressivo, agitação, apreensão e insônia.
Tratamento das manifestações psicossomáticas dos estados de ansiedade cardiovascular (pseudoangina de peito, taquicardia, hipertensão psicogênica); respiratória (dispnéia, hiperventilação); gastrintestinal (colites, dor ou desconforto epigástrico, cólicas, distensão abdominal, diarréia); geniturinárias (dismenorréia, alterações da frequência miccional); sistema nervoso central (cefaléias tensionais) e tegumento (dermatoses psicogênicas). No tratamento adjuvante das reações neuróticas frente a situações conflitivas, redução das manifestações emocionais e somáticas dos pacientes neuróticos.


Contra-indicações:

HIPERSENSIBILIDADE AO COMPONENTE ATIVO DA FÓRMULA. USO INDISCRIMINADO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ OU LACTAÇÃO, OU USO PROLONGADO EM MULHERES COM POSSIBILIDADE DE PROCRIAÇÃO. MIASTENIA GRAVIS.


Precauções:

DEVE-SE EVITAR A ADMINISTRAÇÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ, SALVO EM CASOS DE ABSOLUTA NECESSIDADE. QUANDO ADMINISTRADO JUNTAMENTE COM OUTROS DEPRESSORES DO SNC PODE OCORRER EFEITO ADITIVO. DURANTE O TRATAMENTO COM SOMALIUM, O PACIENTE DEVE EVITAR A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. NOS PACIENTES IDOSOS E DEBILITADOS PODE OCORRER SEDAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR. ESSES PACIENTES NECESSITAM DE AJUSTE POSOLÓGICO ADEQUADO À CADA SITUAÇÃO. COMO OCORRE COM TODOS OS BENZODIAZEPÍNICOS, DEPENDENDO DA POSOLOGIA, DO MODO DE ADMINISTRAÇÃO E DA SENSIBILIDADE INDIVIDUAL, SOMALIUM PODE INTERFERIR NOS AUTOMATISMOS COMO A CONDUÇÃO DE VEÍCULOS, OU OPERAÇÃO DE MÁQUINAS.
EMBORA NÃO EXISTA COMPROVAÇÃO DE EFEITOS TÓXICOS, RECOMENDA-SE O CONTROLE PERIÓDICO DA FUNÇÃO HEMATOLÓGICA E HEPÁTICA EM PACIENTES SOB TRATAMENTO PROLONGADO.
PRECAUÇÕES DE USO NO GLAUCOMA DE ÂNGULO ESTREITO.


Interações medicamentosas:

O efeito de SOMALIUM pode ser intensificado pelo álcool, ou outros medicamentos de ação central como analgésicos, anestésicos, antidepressivos, hipnóticos, neurolépticos e tranquilizantes.


Reações adversas:

SOMALIUM É GERALMENTE BEM TOLERADO NAS DOSES FARMACOLÓGICAS INDICADAS, PORÉM, EM DOSES ALTAS PODEM OCORRER CANSAÇO, SONOLÊNCIA OU RELAXAMENTO MUSCULAR, QUE DESAPARECEM COM A REDUÇÃO DA DOSE. INDIVÍDUOS PREDISPOSTOS CORREM O RISCO DE DESENVOLVER FARMACODEPENDÊNCIA COM O USO PROLONGADO DE HIPNÓTICOS, SEDATIVOS E TRANQUILIZANTES. COMO A INTERRUPÇÃO BRUSCA DO TRATAMENTO PODE ACARRETAR SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA, RECOMENDA-SE A REDUÇÃO GRADUAL DA DOSE.


Posologia:

A dose usual é de 1,5 a 3,0 mg até 3 vezes ao dia. Em casos severos podem ser empregadas doses de 6 a 12 mg, até 3 vezes ao dia. Entretanto, ficam a critério médico o ajuste de doses e o período de tratamento, de acordo com as necessidades e resposta terapêutica de cada paciente.


Conduta na superdosagem:

As medidas convencionais de apoio empregadas são a lavagem gástrica e o tratamento geral das alterações respiratórias, cardiovasculares e do SNC que eventualmente podem se manifestar.


INFORMAÇÃO AO PACIENTE:

O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não superior a 25*C, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 36 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.
É conveniente informar o médico caso ocorra gravidez durante ou imediatamente após o tratamento.
A dose a ser utilizada deve ser sempre orientada pelo médico. Qualquer modificação da dosagem ou interrupção do tratamento deve ser feita sob supervisão médica.
Aconselha-se relatar ao médico reações desagradáveis que porventura surjam durante o tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Recomenda-se não ingerir álcool, operar máquinas perigosas ou conduzir veículos, durante o tratamento com SOMALIUM.
Os indivíduos idosos são mais sensíveis aos tranquilizantes, devendo a dose ser ajustada a cada paciente em especial.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.