URBANIL 10MG E 20MG (Aventis Pharma)

Composição
Cada comprimido de 10mg contém: Clobazam 10mg; Excipientes (amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, lactose, estearato de magnésio, talco, água purificada) q.s.p. 1 comprimido. Cada comprimido de 20mg contém: Clobazam 20mg; Excipientes (amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, lactose, estearato de magnésio, talco, água purificada) q.s.p. 1 comprimido.

Indicações
Pelo seu efeito ansiolítico puro e sua grande margem de segurança garantida por uma tolerabilidade excelente, URBANIL está formalmente indicado em todos os quadros somáticos ou psíquicos com manifestações importantes de ansiedade. Assim, a ação tranqüilizante de URBANIL é notada em quadros como: ansiedades relativas e endógenas; manifestações psicossomáticas dos estados ansiosos, relacionados com os diversos aparelhos (respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, locomotor, etc.); tensão e ansiedade que acompanham doenças orgânicas.

Contra-indicações
Miastenia grave e reações de hipersensibilidade aos benzodiazepínicos. Administração nos primeiros 3 meses de gravidez.

Reações adversas
A experimentação clínica mostra que URBANIL se caracteriza por ser um ansiolítico puro e seguro, bem tolerado e com efeitos colaterais pouco freqüentes, mesmo aqueles efeitos comumente referidos para outros benzodiazepínicos. Nas doses usuais não produz sonolência e sedação apreciáveis. Do ponto de vista biológico, URBANIL não produz alterações das provas laboratoriais realizadas (hematologia, função hepática e função renal). Porém, sempre que o tratamento for prolongado ou forem empregadas doses elevadas, deve-se atentar para o aparecimento de qualquer sintoma que possa ser devido aos benzodiazepínicos, tais como: anorexia, astenia, distúrbios sensoriais, etc.

Posologia
Para o adulto a dose preconizada de URBANIL é de 1 comprimido de 10mg, duas a três vezes ao dia, ou 1 comprimido de 20mg, duas vezes ao dia, quando se deseja uma resposta maior em função da maior intensidade do caso. De qualquer modo, a modificação da posologia deve ser orientada pelo médico, para cada paciente. Para crianças e pacientes idosos ou debilitados, deve-se prescrever uma dose de 1/2 comprimido de 10mg, duas vezes ao dia, ou mesmo 1 comprimido de 10mg, duas vezes ao dia. Em manifestações psiquiátricas graves e em pacientes hospitalizados, estas doses poderão ser aumentadas a critério médico, até o limite máximo de 60mg/dia.

Apresentação
Caixa com 20 comprimidos.