Psicofármacos / Ansiolíticos
Voltar | Ver bula |
   Frontal

O que é e para que serve ?
O frontal é o alprazolam, um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Caracteriza-se por ser um tranqüilizante de alta potência sendo bastante eficaz no controle dos sintomas dos transtornos ansiedade e no controle dos estados tensionais não patológicos (devido a situações normais da vida). Possui também um ótimo efeito sedativo, auxiliando os pacientes com dificuldade para dormir.

Como é usado?
Seu efeito dura aproximadamente 12 horas, por isso pode ser usado na hora que for mais necessário. Caso a dificuldade principal seja para dormir, usa-se à noite: caso os sintomas sejam mais proeminentes de dia pode ser dado pela manhã. Caso tanto o dia quanto a noite estejam comprometidos, a administração pode ser feita duas vezes ao dia. A dose da medicação deve seguir o resultado obtido: considerando sempre os benefícios e prejuízos conferidos pela medicação, ou seja, o máximo de tranqüilização com o mínimo de sedação diurna.

Principais efeitos
A tranqüilidade induzida e o controle dos sinais e sintomas da medicação são marcantes. Da mesma forma ao se retirar a medicação pode ocorrer irritabilidade, insônia, tonteiras, enjôo, dores de cabeça, cansaço, dores musculares. Por isso a retirada deve ser lenta, respeitando um intervalo de alguns dias para a diminuição da dose.
Os efeitos colaterais são os mesmos dos demais tranqüilizantes: esquecimento, tonteiras e vertigem além de reações alérgicas na pele numa minoria das pessoas.

Considerações importantes
Devido a sua grande eficácia e suas características farmacológicas esta medicação possui um risco considerável de indução à dependência física, o que não deve assustar o consumidor.Sob orientação médica a dependência induzida é absolutamente reversível. Esta dependência só se torna mais difícil de ser controlada nos pacientes com passado de dependência química e com certos transtornos de personalidade.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
The Practioner's Guide to Psychoactive Drugs 3º Ed 1991
Alan J. Gelenberg