Tranquilizante do grupo dos Benzodiazepínicos
Voltar |
   Lorazepam

O que é e para que serve ?
O Lorazepam é um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos que possui um forte efeito calmante sendo portanto eficaz para o tratamento dos distúrbios de ansiedade, para estados tensão ou outras situações que exijam redução do nervosismo para se obter um bom desempenho pessoal. Possui também efeito anticonvulsivante podendo ser usado para interromper uma crise convulsiva, principalmente em substituição de outros anticonvulsivantes que conhecidamente provocam alterações fetais, nas gestantes do primeiro trimestre. Como tem efeito sedativo pode auxiliar a regularizar o sono das pessoas com dificuldade para dormir. Apresenta também um efeito sobre a sensação de enjôo, servindo portanto como anti-emético (contra o vômito). Muitos pacientes encontram vantagens no efeito de supressão da memória quando aplicado antes de cirurgias.

Como é usado ?
A apresentação em comprimidos permite uma dosagem mais apurada, permitindo com que se parta o comprimido quando necessário. A dose deve ser estabelecida pelo psiquiata, assim como o tempo de tratamento. Para as pessoas que são mais acometidas pela sonolência em prejuízo do rendimento, a dose pode ser fracionada ao longo do dia ou concentrada a noite quando necessário.

Principais efeitos colatrais
Sonolência excessiva, prejuízo da memória, sensação de cansaço, dores de cabeça, visão dupla. Paradoxalmente pode induzir a inquietação, agitação e insônia numa frequencia bem pequena de pessoas, isto é mais comum nas crianças, idosos e pessoas com alterações organo-mentais como nos traumatismos cranianos. Tonteiras, zumbidos e descoordenação motora (como se estivesse embriagado) pode ocorrer se a dose for elevada rapidamente.

Considerações importantes
Não pode ser guardado em lugares quentes nem exposto prolongadamente a luz, esses efeitos físicos inativam a medicação. Mesmo não havendo relatos de efeitos diretos sobre o feto no primeiro trimestre de gestação, esta medicação só deve ser usada nessa fase quando os prejuízos provocados pela interrupção forem maiores que os riscos. Como todo benzodiazepínico, este remédio é secretado para o leite materno, devido a alta potência da medicação é conveniente não amamentar durante o aleitamento, salvo nos casos de recomendação médica.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
The Practioner's Guide to Psychoactive Drugs 3º Ed 1991
Alan J. Gelenberg