Psicofármacos / Ansiolíticos
Voltar | Ver bula |
Urbanil

O que é para que serve ?
O princípio ativo do urbanil é o clobazam, um tranqüilizante benzodiazepínico. Além do efeito calmante e sedativo o frisium possui boa eficácia como adjuvante no tratamento da epilepsia

Como é usado ?
Como ansiolítico pode ser usado com a dose de até 60mg por dia: acima disso apenas sob supervisão médica constante. Como adjuvante no tratamento da epilepsia a dose empregada costuma ser de 0,5mg/ Kg de peso do paciente adulto e 1mg por quilograma de peso no caso das crianças.

Principais efeitos
Confere uma sensação de tranqüilidade como as demais medicações desse grupo. Não tem sido escolhido para tratar os transtornos de ansiedade embora não seja errado fazê-lo. Como muitos pacientes epiléticos sentem-se ansiosos quanto a possibilidade de sofrerem uma crise a qualquer momento, esses estados de alerta deixa-os assustados e tensos excessivamente. Nesses casos está indicado o uso do frisium. Além da sedação e do efeito calmante pode induzir aos sintomas típicos dos benzodiazepínicos como tonteiras, vertigens, esquecimentos, descoordenação motora e, em alguns casos especiais, reações dermatológicas. Nesse caso é conveniente trocar o remédio.

Considerações importantes
Quando o uso não for estritamente necessário é recomendável suspender durante o primeiro trimestre da gestação.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
The Practioner's Guide to Psychoactive Drugs 3º Ed 1991
Alan J. Gelenberg