Bloqueador Beta Adrenérgico
Voltar | Ver bula |
Propranolol

O que é e para que serve ?
Os nomes comercial e genérico são os mesmos. Esta medicação é um anti-hipertensivo usado em psiquiatria para conter o tremor causado por certos psicotrópicos.
Como é usado ?
Para o uso no controle dos tremores o psiquiatra deve acompanhar a pressão arterial do paciente, evitando que ela diminua mais do que 10% dos níveis basais, nem deixando que a freqüência cardíaca caia para valores abaixo de 60 bpm. Esses devem ser os parâmetros de guia para o escalonamento da dose. A quantidade de medicação usada deve estar de acordo com o peso do paciente.
Principais efeitos colaterais
Para quem não tem pressão alta o principal efeito colateral será a queda da pressão, levando a tonteiras no momento em que se levanta. Outros efeitos comuns são: leve sonolência, aumento da produção de catarro, ressecamento das mucosas, enjôo.
Considerações importantes
Quando usada dentro dos parâmetros citados, dificilmente essa medicação oferece problemas. Recomenda-se evitar durante o primeiro trimestre da gestação, apesar de nunca se ter identificado uma má formação decorrente do seu uso.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:

Drug Information HandBook 7º Ed 2000