Textos
Ansiedade / Pânico
Voltar | pânico |


Acompanhamento de 5 anos de Pacientes com Pânico

A finalidade desse trabalho é acompanhar os pacientes com distúrbio do Pânico durante 5 anos para verificar como evoluem
Método - Os pacientes acompanhados sofriam de D. Pânico com ou sem agorafobia, Todos os pacientes tinham apenas esses dois diagnósticos. Foram avaliados no início do estudo: mensalmente no primeiro ano e a cada 2 ou 3 meses depois disso. A resposta ao tratamento foi classificada como boa se o paciente passava dois ou mais meses sem sintomas; melhor quando os sintomas persistiam, mas não impedia o paciente de fazer o que precisava, e fraca quando os sintomas permaneciam e eram suficiente para completar o quadro sindrômico do pânico
Resultados - Não houve diferença entre os casos com e sem agorafobia, quanto à recuperação do pânico ao longo do acompanhamento.
Os casos com boa recuperação foram os seguintes: 25,6% no primeiro ano, 31,3% no segundo ano, 33,8% no terceiro ano, 36,3% no quarto ano e 37,5% no quinto ano.
Pacientes que melhoraram: 61,4% no primeiro ano, 72,8% no segundo ano e nos anos seguintes.
Na análise final a remissão completa ocorreu em 12% dos casos, enquanto 47% permaneceram melhor, 29% não melhoraram e 11% apresentaram um curso ondulante com melhoras e pioras alternantes.
Conclusão - A remissão completa é pouco comum de acontecer, contudo a maioria dos pacientes melhora dos sintomas. O curso do pânico já se evidencia depois de dois anos de doença.

Última Atualização: 14-10-2004
Referências Biblio.:

Compr Psychaitry 1995 36: 271-277;
5-Year Prospective Naturalistic Follow Up Study of Panic Disorder