Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão


Dificuldade de Atenção entre as fases de Depressão

Esse trabalho se propõe a estudar a performance neuropsicológica na fase não deprimida de pacientes com depressão uni e bipolar
Método - Foram utilizados vinte pacientes com depressão unipolar, onze bipolares e dezenove pessoas sem depressão. Os sintomas foram avaliados através de questionários específicos. Todos os pacientes estavam assintomáticos e em uso de medicações por ocasião do estudo
Resultados - Os pacientes bipolares apresentaram uma pequena inferioridade no rendimento dos testes cognitivos em relação às pessoas sem depressão: esta diferença, contudo, não era estatisticamente significativa. Já os pacientes unipolares apresentaram uma significativa inferioridade nos testes cognitivos durante essa fase assintomática.
Conclusão - É necessário descobrir meios de superar o déficit cognitivo nos deprimidos unipolares para que esses pacientes não sejam prejudicados em suas vidas sociais e profissionais quando estiverem fora da fase aguda.
As depressões uni e bipolares não podem ser encaradas como equivalentes, mesmo tendo um quadro clínico semelhante. Provavelmente, esta foi uma fonte de erros nos estudos, que trabalharam como sendo as depressões unipolares e bipolares iguais.

Última Atualização 8-10-2004
Referência Biblio.:
J Nerv. Ment. Dis. 1997; 185: 748-54
Dificuldade de Atenção entre as fases de Depressão