Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão |paroxetina | nortriptilina


Paroxetina x Nortriptilina p/ depressão em pacientes com isquemia cardíaca

A isquemia cardíaca e a depressão são doenças freqüentemente associadas e ambas precisam de auxílio farmacológico. Frasure-Smith mostraram que os pacientes que apresentam depressão após infarto estão mais sujeitos ao óbito do que aqueles que infartam e não se deprimem. Isto mostra a necessidade do controle do quadro depressivo o quanto antes.
As medicações mais conhecidas e talvez mais eficazes são os antidepressivos tricíclicos, mas nessas situações deve-se rever as prioridades. Este trabalho tem como finalidade comparar os custos e os benefícios dessas medicações
Métodos - Inicialmente o grupo de oitenta e um pacientes com diagnóstico de depressão pelo DSM IV e história de isquemia cardíaca passaram pela fase de retirada de medicações (wash out) com placebo por duas semanas. Após isso foram randomicamente divididos em dois grupos sendo o trabalho do tipo duplo-cego. O grupo com paroxetina tomou uma dose entre 20 e 30mg por dia, e o com nortriptilina uma dose entre 50 e 150mg por dia. A depressão foi avaliada pela escala de Hamilton. A medicação foi mantida por seis semanas.
Resultado - Ambos os grupos obtiveram melhora significativa dos sintomas depressivos. 61% dos pacientes que tomaram paroxetina melhoraram, e 55% dos pacientes com nortriptilina tiveram o mesmo resultado. Entretanto, comparando-se os efeitos cardiológicos, os resultados não foram os mesmos. Dezesseis pacientes tiveram que interromper o tratamento com nortriptilina devido aos efeitos colaterais, principalmente sobre o sistema cardíaco. Os pacientes que permaneceram até o final do estudo, apresentaram uma elevação da taxa de batimentos cardíacos em relação ao grupo que tomou paroxetina.
Os autores concluíram o trabalho, afirmando que ambas as medicações são eficazes para o tratamento da depressão nos pacientes com infarto do miocárdio, mas a nortriptilina traz mais efeitos colaterais e complicações cardíacas que a paroxetina..

Última Atualização 8-10-2004
Referência Biblio.:

JAMA Vol 279 N4 1998 pag 287
Paroxetina x Nortriptilina p/ depressão em pacientes com isquemia cardíaca