Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão |

Depressão em Pacientes Hospitalizados

Várias investigações têm encontrado uma relação entre depressão e mortalidade nos pacientes da clínica médica. Há, no entanto, uma relação entre severidade das doenças clínicas e depressão. Não há condições de se estabelecer uma relação de causa e efeito entre esses eventos. O que se sabe é que os pacientes com doenças graves morrem mais quando ficam deprimidos, e algo deve ser feito em relação a isto.
A finalidade desta pesquisa é avaliar a relação entre humor deprimido, atividade física, gravidade da doença e determinar o tempo de sobrevida baseado no nível de depressão
Método - Três mil e quinhentos e vinte e nove pacientes, severamente doentes, foram avaliados de 7 a 11 dias após a internação..
Resultados - Confirmaram-se os achados até então: quanto pior o estado de funcionamento geral, mais intensamente deprimidos estavam os pacientes e menor a sobrevida.
Conclusão - Todo paciente seriamente enfermo deve ser avaliado quanto ao estado de humor rotineiramente. Mais estudos são necessários para saber se os pacientes nesses estados melhoram de sua saúde geral e aumentam o tempo de sobrevida se tratados para os sintomas depressivos.

Última Atualização14-10-2004
Referência Biblio.:

Arch Int Med 1998 Vol 158 pag 397
Depressão em Pacientes Hospitalizados