Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão |

Relação entre AVC e Depressão

Vários riscos para ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) já são conhecidos: hipertensão arterial, diabetes mellitus, abuso de álcool e níveis elevados de colesterol. Pacientes deprimidos tendem a se movimentar menos (equivalente à vida sedentária), fumam mais e têm o metabolismo lipídico alterado. Com isso a depressão pode indiretamente ser um risco para precipitação do AVC.
A finalidade deste trabalho é incrementar os estudos sobre a relação entre depressão e AVC
Método - Seis mil seiscentos e setenta e seis pacientes foram acompanhados por vinte e nove anos numa comunidade específica da Califórnia. Os sintomas depressivos foram avaliados por uma escala para depressão. Modelos matemáticos foram usados para confrontar os sintomas afetivos com as variáveis epidemiológicas como sexo, idade, raça, etc.
Resultados - No período citado ocorreram cento e sessenta e nove AVCs com morte. Segundo as análises estatísticas constatou-se uma relação significativa entre a depressão e os AVCs. Ou seja, a depressão também é fator de risco para AVC, mesmo que indiretamente
Comentários - Este estudo possui um modelo bastante fidedigno de investigação, merecendo toda atenção para o seu resultado..

Última Atualização 8-10-2004
Referência Biblio.:
JAMA Vol 280 pag 1133 1998
Relação entre AVC e Depressão