Textos
Humor / Depressão - Distimia
dVoltar | depressão |


Qual a Evolução da Depressão não Tratada ?

Aproximadamente metade das pessoas que sofrem de depressão não procura tratamento e pouco se sabe a respeito delas. A finalidade desse estudo é verificar o curso da depressão dos pacientes que não seguem nenhuma orientação médica.
Método - Foram escolhidos 3119 parentes de primeiro grau ou cônjuges de pacientes com história de depressão e acompanhados durante 6 anos. Nesse período foram avaliados os sintomas e a duração dos quadros depressivos que surgiram, e comparados os grupos dos pacientes que se submeteram a tratamento e os que não se submeteram.
Resultados - No referido intervalo 547 pacientes apresentaram depressão, 313 se trataram e 234 não se trataram. O número de episódios depressivos foi o mesmo para ambos os grupos. As variáveis demográficas se equivaleram em ambos os grupos. As únicas diferenças foram quanto ao estado civil e a idade: no grupo dos que se trataram havia maior percentagem de casados e eram um pouco mais velhos. Os pacientes que buscaram tratamento apresentaram maior severidade dos sintomas depressivos. A duração e o prejuízo social foram maiores e mais intensos no grupo dos pacientes que buscaram tratamento. Os pacientes que não se trataram apresentaram maior incidência de prejuízos psicossociais, tendo uma taxa de divórcio mais elevada do que no outro grupo. O desempenho sexual e nas tarefas domésticas também foram parecidas em ambos os grupos.
Conclusão - A depressão parece ser autolimitada na maioria dos casos. Os pacientes procuraram o tratamento por estarem mais prolongadamente e profundamente afetados.

Última Atualização 14-10-2004
Referência Biblio.:
Am J Psychiatry 1995 152: 1124-9;
Characteristics and Significance of Untreated Major Depressive Disorder