Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão


Depressão e Privação do Sono

A privação do sono tem sido um recurso utilizado no tratamento da depressão com bons resultados quanto a rapidez da recuperação e isenção de efeitos colaterais. O principal problema desta técnica é a recaída com a normalização do sono.A privação completa do sono beneficia 60% dos pacientes deprimidos, significativamente, na primeira noite. Contudo, no dia seguinte ao restabelecimento do sono a depressão retorna por inteiro. Mesmo um cochilo durante o dia permite a recaída. Os cochilos da manhã são piores (mais depressogênicos) que os da tarde.
Finalidade do estudo: encontrar uma técnica de uso da privação do sono que beneficie mais prolongadamente os pacientes
Métodos:33 pacientes participaram do estudo: 22 com depressão unipolar e 11 com bipolar. 16 pacientes ficaram sem medicações e o restante, apesar de tomar antidepressivos, não apresentou resposta ao tratamento farmacológico. A escala de depressão de Hamilton foi aplicada duas vezes ao dia, às 9:00 e às 16:00h. Com a média dos resultados foi composto um gráfico. Durante dois dias seguidos os pacientes foram privados de sono. Com isto 20 deles melhoraram, os 13 restantes não continuaram o estudo. Com esses vinte iniciou-se um esquema de normalização do sono, permitindo dormir entre as 17:00 e as 24:00h, atrasando uma hora por noite até chegar ao horário normal de 23:00 às 6:00h. .
Resultados:Tanto os pacientes que tomavam remédio como os que não tomavam mantiveram a melhora durante os sete dias que durou o acompanhamento
Conclusão :Aparentemente a segunda metade da noite é a maior responsável pelo efeito depressogênico do sono.
-----------------------------------
Outros estudos são necessários para se confirmar e aperfeiçoar este trabalho. Uma potencial falha metodológica não foi suficientemente considerada pelos autores: a depressão uni e bipolar foram consideradas equivalentes. É sabido que pacientes bipolares na fase eutímica podem entrar em mania se forem privados do sono, fato que não ocorre com depressão unipolar nem com pessoas sem depressão.

Última Atualização 14-10-2004
Referência Biblio.
:
Am J Psychiatry 1997; 154:870-872
Sleep Deprivation Combined With Consecutive Sleep Phase Advance as a Fast-Acting Therapy in Depression: An Open Pilot Trial in Medicated and Unmedicated Patients