Textos
Outros
Voltar |

Psorķase e Stress

O estresse causa psoríase ? Ou a psoríase contribui para aumentar o estresse? Essas questões têm sido negligenciadas pela falta de instrumentos de avaliação do estresse, da qualidade de vida e da saúde mental.
Recentemente foi desenvolvido um questionário específico para medir os prejuízos físicos e mentais de pacientes com psoríase.
Os resultados obtidos no primeiro estudo com 150 pacientes na Inglaterra foram os seguintes. A psoríase como causa de stress afeta mais as pessoas que se preocupam com o quê os outros irão pensar de sua aparência. A gravidade e a longa duração não funcionam como agravantes do estresse.
As principais queixas apresentadas eram relativas a estigmatização trazida pela doença com conseqüentes sintomas depressivos. Portanto o principal prejuízo restringe-se à esfera das relações interpessoais. Quer pela crença dos outros que a psoríase seja uma doença contagiosa, quer pela antecipação dos pacientes de serem excluídos socialmente por sua doença.
-----------------
É importante não esquecer que trabalhos científicos que avaliam condições sociais não devem ser interpretados como válidos em todo o mundo. A sociedade brasileira é bastante distinta da britânica.
Última Atualização 14-10-2004
Referência Biblio.
:
Lancet Vol 351 N 9096 10/01/98 pag 82
Psoríase e Stress