Transtornons Alimentares
Transtornos relacionados por semelhança ou classificação

Voltar | anorexia | bulimia |
Informações complementares


 



Os transtornos alimentares reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde são:

Os termos anorexia, bulimia e binge são muito usados quando se fala de transtornos alimentares. Algumas confusões têm surgido em torno do termo binge porque está sendo pesquisado quanto à possibilidade de constituir um transtorno independente. Enquanto as pesquisas não se concluem, binge significa os episódios de ingestão exagerada, descontrolada, num curto espaço de tempo, sem que se tenha fome, que ocorrem tanto na anorexia como na bulimia. Bulimia é o transtorno caracterizado pelos episódios recorrentes de binge seguidos de tentativa de eliminação do excesso ingerido. O transtorno de binge, se confirmado como um transtorno mental distinto da anorexia e da bulima, diferencia-se da bulimia por não apresentar o comportamento de eliminação do excesso ingerido.
Na história da Psiquiatria encontramos muitos casos de doenças que se apresentavam com quadros semelhantes e depois se descobriu que apesar disso eram distintas, com tratamentos distintos, evoluções distintas, e influência genética distinta. Por isso a importância de se saber se uma determinada manifestação é uma doença só ou não.
Ainda é cedo para qualquer decisão definitiva sobre ser ou não o binge uma doença distinta da bulimia e da anorexia. As pesquisas estão sendo feitas. Cabe aos clínicos acompanharem as pesquisas para oferecerem aos seus pacientes as melhores alternativas terapêuticas.

Hipergafia
A hipergafia com obesidade conseqüente, é um transtorno mental reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Perdas, acidentes, acontecimentos traumáticos repentinos ou planejados como cirurgias eletivas podem desencadear desajustes psicológicos que levam à obesidade, especialmente em pessoas com predisposição a aumento de peso. Outras conseqüências resultantes da obesidade podem surgir como perda da autoconfiança e da auto-estima.

Vômitos
O vômito auto-induzido é uma ocorrência comum nos transtornos alimentares compondo o quadro de bulimia e binge. Contudo pode ocorrer fora desses quadros, necessitando para isso de uma classificação distinta, como a oferecida pelo CID-10. Não há critérios rígidos para o diagnóstico de vômitos associados a outras perturbações psicológicas, de forma que fica por conta dos médicos a realização do diagnóstico nestes casos.

Outros Transtornos Alimentares
Neste grupo o CID-10 inclui a pica e inapetência psicológica.
A pica consiste no transtorno de comer persistentemente substâncias não nutritivas como terra e lasca de tinta das paredes. Esse problema é mais visto nas crianças ou nos adultos com retardo mental. A inapetência psicológica é diferente da anorexia porque não há alteração da imagem corporal. O anorético se vê como gordo e o apetite pode ser normal; na inapetência psicológica o paciente pode reconhecer que está magro, caso esteja, mas não consegue comer.

Transtornos Inespecíficos
Esta denominação serve para dar um diagnóstico para uma pessoa que apresenta uma das alterações alimentares classificadas de forma atípica, diferente. Não convém dar o mesmo nome para coisas diferentes, por isso uma pessoa que apresente todo o comportamento de um anorético, mas não se vê gordo, não pode ser diagnosticado como anorético: nesse caso deve ser classificado como transtorno alimentar inespecífico.

Última Atualização: 15-10-2004
Fontes Liv 01 Liv 14 Liv 02 Rev Bras Psiquiatr 2001; 23(1):38-40
Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica e TOC.
José Carlos Appolinário