Gerontopsiquiatria
Transtornos relacionados por semelhança ou classificação

Voltar | demência |
Informações complementares

 

 

As demências são as únicas doenças especificamente estudadas nos idosos. As demais patologias psiquiátricas como os transtornos afetivos (bipolar e depressão) a ansiedade, os transtornos de personalidade costumam ser estudadas no adulto, sendo as informações inferidas a partir deles. Além das diferenças biológicas do organismo envelhecido que não podem ser esquecidas, há os fatores sócio-culturais. O idoso por estar fraco não pode lutar para manter seus direitos e acaba sendo preterido e desprezado. De todos os fenômenos sociais dos quais o idoso é vítima, gostaria de ressaltar um: a impessoalidade dos grandes centros.
A impessoalidade é o fenômeno que ocorre quando vemos ou lidamos com muitas pessoas diferentes todos os dias e nos acostumamos a isso; cada uma daquelas pessoas passa a não representar nada, apenas uma figura diferente da qual logo nos esqueceremos. A impessoalidade cria o cidadão sem face, sem história, sem família, sem presença. Este fenômeno apenas revela a necessidade do homem de se esforçar para comportar-se como ser humano. A impessoalidade é o ponto de partida para desprezar, enganar, agredir, explorar as pessoas que não conhecemos. Os idosos como ponto fraco da sociedade são as principais vítimas. A impessoalidade não é um problema intransponível: é mais comum ver pessoas indiferentes à multidão, mas existe uma minoria que mesmo sem saber o que é, não se deixa levar, porque sabe o valor de um ser humano, seja ele conhecido ou não.
Todo médico ao consultar um idoso deve considerar essas variáveis nas queixas do mesmo, e avaliar o grau de sofrimento que ele tem, não apenas relativo à impessoalidade.

Última Atualização: 15-10-2004
Ref. Bibliograf: Liv 01 Liv 09 Liv 13 Liv 21