Textos
Humor / Depressão - Distimia
Voltar | depressão | cocaína | maconha


Depressão e Abuso de Substâncias Psicoativas I

As investigações sobre pacientes deprimidos mostram que eles abusam mais de substâncias psicoativas (psicotrópicos, drogas ilegais, álcool, toxinas) que a população em geral. Por outro lado os trabalhos com pessoas que abusam de substâncias psicoativas mostram que nessas pessoas há maior incidência de depressão do que na população em geral. O fato resultante é o mesmo: a comorbidade entre depressão e abuso de substâncias psicoativas. Este fato é forte por ser apoiado em observações independentes sob diferentes pontos de partida. Resta agora procurar entender melhor esta relação para melhor abordá-la, e é esta a finalidade deste trabalho..
Métodos – Seiscentos e quarenta e dois pacientes participaram do estudo. Eles foram separados em dois grupos para realizar uma comparação: um grupo que apenas usava substâncias psicoativas e não tinha depressão e outro grupo com depressão e abuso. Foram comparadas as variáveis demográficas, a intensidade dos sintomas da depressão, período de abstinência ou dependência às substâncias psicoativas, número e tempo de substâncias usadas e atividades de auto-ajuda.
Resultados – O uso de cafeína, álcool e fumo se equivaleram nos dois grupos. A idade em que se usou pela primeira vez alguma substância psicoativa também foi equivalente nos dois grupos. Quanto ao tempo de uso de alguma substância, o sub-grupo com os dois distúrbios simultâneos apresentou menor utilização de cocaína e opióides. A severidade de abuso de substâncias foi equivalente nos dois grupos, assim como o grau de dependências. O grupo com abuso de substâncias apenas abusava de mais de uma substância, enquanto que o outro grupo tendia a usar de apenas uma substância..
Discussão – O fato mais interessante foi a menor busca por cannabis, cocaína e opioiódes pelo grupo de transtornos misto. Embora não tenha sido comentado pelos autores, este fato talvez junto com outros encontrados, signifique uma distinção entre os pacientes que buscam substâncias psicoativas por prazer daqueles que o fazem como uma tentativa de se automedicarem. .

Última Atualização 4-10-2004
Referência Biblio.:
Am J Addict 1997; 6:284-292
Course and Severity of Substance Abuse Among Patients With Comorbid Major Depression
Joseph Westermeyer, M.D., Ph.D. Stacy Kopka, B.A. Sean Nugent, B.S